Carga Horaria
• 40 horas teóricas
• 10 horas de treinamento prático.
Conteúdo Programático
PEAÇÃO DE CARGA GERAL
- Diferença entre peação e escoramento
- Finalidade do escoramento
- Amarração das pilhas de sacaria e a separação por lotes
- Empilhamento adequado à caixaria e os respectivos espaços deixados para a peação
- Bobinas de papel e fardos de celulose
- Tipos de tambores e sua peação
- Peação das cargas heterogêneas
PEAÇÃO DE PRODUTOS SIDERÚRGICOS, VOLUMES DE PESO E CARGAS DE PROJETO
- Cargas de projeto e volumes de peso indivisível
- Sistema de peação
- Chapas de aço
- Laminados e perfis
- Cunhetes
- Bobinas
- Amarrados de tubos
- Peação de tubos de aço
- Peação adequada para evitar problemas
- Peação de blocos de granito
PEAÇÃO DE CONTÊINERES
- A estivagem e os métodos de peação em navios convencionais
- A estivagem e os sistemas especiais de peação em navios Celulares
SISTEMA DE PEAÇÃO DE VEÍCULOS EM NAVIOS ROLL-ON / ROLL-OFF
- Sistema de peação de veículos em navio Ro-Ro
MATERIAIS DE PEAÇÃO E SEU EMPREGO ADEQUADO
- Utilização de materiais
- Materiais empregados no escoramento
- Outros materiais utilizados
MÉTODOS DE PEAÇÃO DA CARGA CONTEINERIZADA
ESTRUTURA, ÁREA INTERNA E CAPACIDADE DO CONTÊINER
- Partes estruturais
- Área e o volume interno úteis do contêiner
- Estruturas internas do contêiner
O PROCESSO DE OVA E DESOVA DO CONTÊINER
- Vistoria externa do contêiner
- Abertura da porta e vistoria interna do contêiner
- Centro de gravidade e distribuição de pesos
- Técnicas de peação de cargas ovadas em contêineres
- Fechamento da porta do contêiner